Portuguiando nasceu nas redes sociais, depois de Ana Beatriz Furtado e André Furtado terem vivido dificuldades e surpresas quando trocaram o Rio de Janeiro por Vila Nova de Gaia

Por Taymar Celaro

Ana Beatriz e André Furtado chegaram a Portugal há quatro anos e escolheram Vila Nova de Gaia como a sua nova casa. Antes de viajarem do Brasil, acreditavam ter pensado em praticamente todos os pormenores do processo de emigração. Porém, a falta de informação segura e a inexperiência na procura de habitação, recolocação profissional, atendimento de saúde, etc., trouxe surpresas burocráticas e financeiras. Após esta experiência, decidiram criar o Portuguiando, uma plataforma online de aconselhamento a quem pretender emigrar do Brasil, ou que já resida em Portugal.

O Portuguiando nasceu e cresceu nas redes sociais, o que pode ser explicado em parte pelo facto de Ana Beatriz e André serem jornalistas de profissão. Ana Beatriz escreve, André Furtado trata das imagens. Ambos produzem fotos, vídeos e textos “sob a perspectiva de uma brasileira que vive a realidade lusitana”, partilhando a rotina, as alegrias e os desafios dos brasileiros que vivem em Portugal.

Este casal, que trocou o Rio de Janeiro por Vila Nova de Gaia, encara o projeto como “uma missão”. Por isso, pesquisou exaustivamente por informação acerca da sua nova terra, fazendo questão de dar as respostas mais exatas possível. Os pedidos de aconselhamento foram crescendo de tal forma que Ana Beatriz e André decidiram criar um formato remunerado, com cursos online. Os temas abrangem várias áreas de interesse: planeamento financeiro, orientações para providenciar documentos necessários na chegada em Portugal, como procurar moradia, recolocação profissional, etc.

Mais segurança e qualidade de vida

Ana Beatriz Furtado e André Furtado vieram para Vila Nova de Gaia à procura de mais segurança, de melhor qualidade de vida e de uma cultura que tivesse mais afinidade com os valores que seguem. Buscavam um contato mais próximo com o mundo real e o desejo de não viver numa bolha de classe média, em que a realidade era distante. Escolas particulares e condomínios fechados, onde os alunos e moradores pertencem ao mesmo grupo social e não interagem com grupos diferentes são o melhor exemplo.

Pela experiência com o Portuguiando, Ana Beatriz e André dizem que o principal motivo que traz os brasileiros para Portugal ainda é a segurança e a qualidade de vida. E, nos últimos tempos, também o descontentamento com a política do Governo de Jair Bolsonaro. As maiores dificuldades que encontram são nas áreas da habitação e profissional: os valores de aluguel são mais elevados, quando comparados com os valores praticados em parte do Brasil, e a colocação no mesmo tipo de profissão exercida no Brasil.

Alessandra Aragão, que contratou o serviço personalizado de assessoria da Bia e do André, disse ao Vozes de Gaia estar satisfeita com o resultado da assessoria: “Eles foram impecáveis nas informações e sugestões propostas, nos poupando de cometer erros que nos trariam grandes prejuízos de tempo e dinheiro”.

Alessandra e o marido encontraram o canal Portuguiando e, de acordo com o relato, sentiram uma confiabilidade imediata pela forma como os vídeos são produzidos e pelo cuidado e forma com o que são  divulgados. Já estão instalados em Portugal, aguardando o cartão de residentes, com trabalho na área da sua experiência e “muito felizes” com o auxílio do Portuguiando.

O canal disponibiliza conteúdos gratuitos no Youtube, com as dúvidas mais frequentes. As dezenas de vídeos publicados dão uma boa ideia do que um futuro emigrante brasileiro em Portugal pode esperar como realidade. Entre alunos do curso em vídeo e os clientes de assessoria, a plataforma atendeu cerca de 200 pessoas.

De acordo com a Câmara de Gaia, o município é o segundo da Área Metropolitana do Porto com maior concentração de emigrantes, principalmente, brasileiros. E, tal como acontece em tantas outras cidades do mundo, as comunidades brasileiras organizam-se em páginas nas redes sociais. Porém, a grande maioria tem um carácter essencialmente comercial, não sendo, assim, o sítio certo para procurar aconselhamento.