A inclusão como motor do ensino numa escola de artes

0
157

Com uma forte componente artística, a Escola EB 2/3 de Santa Marinha é também designada por Escola de Artes. A inclusão em toda a linha é a sua característica dominante.

Por Jorge Santos

O ambiente na EB 2/3 de Santa Marinha apresenta-se descontraído e com alunos notoriamente motivados. Um grupo estava de saída para assistir a uma peça de teatro. Jovens com deficiências dirigiam-se para as suas tarefas ou terapias. A palavra inclusão é genuína, usada com propriedade, e não uma figura de retórica. A professora Maria Helena Peixoto explicou a dinâmica deste estabelecimento de ensino.

“A nossa grande preocupação é sermos inclusivos. Não nos podemos esquecer de que temos uma enorme unidade de multideficiência. Professores e assistentes operacionais fazem um trabalho de excelência, pois estas meninas e estes meninos exigem todo o nosso esforço”, explica a docente.

“A nossa grande preocupação é sermos inclusivos. Não nos podemos esquecer de que temos uma unidade de multideficiência. professores e assistentes operacionais fazem um trabalho de excelência, pois estas meninas e meninos exigem todo o nosso esforço”

Professora Maria Helena Peixoto

Solidariedade

Ao apoio a alunos com deficiência e preocupação inclusiva em todos os momentos junta-se a solidariedade.

“A professora Manuela Monteiro tem feito um trabalho excepcional, é uma inspiração para todos. Foi com as verbas de um projecto seu que pagámos integralmente uma Sala Snoezelen [ver peça ao lado]. Tal como a recolha de bens para cabazes que distribuimos pelos mais carenciados partiu de uma iniciativa sua. Já conseguimos também comprar uma cadeira de rodas especial para um aluno. Se a escola não se tivesse mexido, hoje ainda estaria à espera”, esclarece Maria Helena Peixoto.

Arte

O que leva o estabelecimento de ensino a ser designado por Escola de Artes é ter, para todos os alunos, a componente artística: artes, teatro e dança, com avaliações lectivas.

Funciona ainda na escola um núcleo de ceramistas, oficina de cerâmica e a Orquestra Juvenil tem ali a sua sede. Possui também um departamento de multimédia.