Vamos ajudar os nossos filhos a estudar melhor

0
2155

Professora Gaiense cria projeto, com o uso de plataformas online, para apoiar crianças e adolescentes de todo o universo lusófono com dificuldades em estudar, depois de se aperceber da sua situação como mãe e ter de motivar a sua própria filha.

Por Rui Paulo Costa e Maria do Céu Oliveira

A partir de Vila Nova de Gaia, com uma dinâmica totalmente online, Isabel Bettencourt criou o projeto Stratēgia, para apoiar todos os pais que precisam de ajuda no auxílio aos estudos dos filhos, chegando já a Portugal Continental, Açores, Madeira, Cabo Verde e Angola. “As nossas crianças e adolescentes estão desmotivadas para as aprendizagens escolares, criam resistência nas tarefas que são propostas extraescola, não sabem organizar o estudo e, muitas vezes, nem sabem de que forma hão de estudar. Estas são as principais lacunas que tento ajudar os pais a colmatar”, disse ela em entrevista ao Vozes de Gaia. “Por vezes, até a realização de um simples trabalho de casa pode tornar-se um motivo de desentendimento ou stress nas famílias”.

Mãe de duas meninas, com a entrada da sua filha mais velha na escola,
confidencia-nos, “achei que tudo seria simples e fácil, pois eu era professora
e haveria de saber gerir qualquer arduidade que pudesse surgir.
Todavia, nem sempre foi assim.
A certa altura, a minha filha revelou desmotivação pelos estudos,
desorganização e falta de método. Considero, por isso, que a
criação deste projeto surgiu da minha necessidade enquanto mãe,
e, ainda, como professora”.

Através de vários programas tais como a “Jornada do Super Aluno”, “Chip da Interpretação”, “Clube do Super Aluno”, “BootCamp de Férias”, “Sessões com Pais” e ainda disponibilizando uma série de recurso gratuitos, nomeadamente nas redes sociais, no Podcast quinzenal “Aula Extra” e em formato de vídeo no YouTube, a marca Stratēgia possui uma panóplia de ferramentas para atacar a problemática do desinteresse e insucesso escolar. Tem também uma comunidade privada e uma lista VIP com 4 mil pais, onde via e-mail partilha semanalmente dicas e estratégias.

Com a abordagem Kid Coaching promove a gestão e organização do tempo de estudo de modo a evitar momentos de ansiedade e stress familiar e proporciona a confiança e autonomia dos alunos. Isabel revela-nos que “um Coach Infantil reflete direta e positivamente na saúde emocional das crianças, das famílias e, quando possível, no meio escolar. O objetivo é contribuir para o crescimento saudável da criança, para a sua sustentação emocional e organização para serem adultos autoconfiantes e capazes de usar os seus recursos internos com coragem e ao mesmo tempo com humildade. Estamos a treinar as crianças para que sejam capazes de se autorregularem emocionalmente e capazes de tomar decisões, assumindo responsabilidades, em adultos.”

Como professora, Isabel tem como objetivo primordial ter alunos motivados e com a mente aberta para adquirir novas aprendizagens, sendo esta, uma luta diária em que tem de ultrapassar muitos obstáculos, tais como, mentalidades, tradições quer familiares como escolares. “Sou uma profissional da Educação, acredito que todos nós, professores, damos diariamente o melhor de nós. Mas a verdade é que, e passo a palavra pois irei adaptar uma citação conhecida – é difícil ensinar a quem não quer aprender! Desta forma, a nossa educação deve rever os programas e procurar metodologias mais motivadoras e ramificadas.”

Clique AQUI para aceder ao Facebook do projecto e AQUI para aceder ao Instagram