In memoriam do pai, cidadão, jornalista, comunicador, amigo e coordenador inicial do VOZES DE GAIA. Mário Barros (3 de Maio de 1971 – 11 de Outubro de 2021) deu a este projecto o tom de rigor e liberdade que bebeu do PÚBLICO, primeiro entre Janeiro de 1994 e Dezembro de 2005, depois nesta última etapa como coordenador do VOZES e colaborador do jornal.

Por Sara Costa e Sena

A 3 de maio de 2021, pela primeira vez, ouviram-se vozes a ecoar na redacção dos Carvalhos. Ninguém sabia o nome de ninguém, mas as apresentações seriam feitas e duas palavras seriam ditas com bastante assertividade, de modo a ficarem gravadas nas memórias de quem o ouvia. Era, curiosamente, dia de aniversário daquele camarada. 

“Literacia mediática!”, atirou Mário Barros à plateia, explicando de seguida que o projecto VOZES DE GAIA se baseava em facultar ferramentas aos cidadãos-jornalistas para saberem ler, ouvir, ver as notícias e compreenderem-nas, estarem mais e melhor informados, sentirem-se capazes de questionar com “as perguntas certas”, continuava. 

O tempo passou e a vivacidade do Mário, com 30 anos de experiência em jornalismo e em muitas outras áreas da comunicação, foi sendo transmitida na sua voz às VOZES DE GAIA, que decidiram aceitar o desafio. “Consegue transformar um texto numa verdadeira história cheia de factos e pertinência”, disse Fernanda Maia, uma das muitas participantes, numa das sessões depois de ver um dos seus trabalhos editados pela mão do Mário.

“É um verdadeiro gosto ter o Mário como mentor nesta aventura pelo jornalismo e a cidadania activa”, concluía Caria de Oliveira, em tom de elogio e constatação. 

Ter o Mário como a primeira voz de Gaia era ter mais do que um jornalista em redacção. Era ter um cidadão preocupado com a comunidade e querer dar os passos certos para promover pequenas mudanças na sua esfera, porque “não é possível mudarmos o mundo sem mudarmos o que nos rodeia primeiro”, dizia.

Todas as VOZES DE GAIA aprenderam muito com este ensinamento do Mário. Assim, a 28 de janeiro, os participantes que fizeram parte do projecto desde 2021 até à actualidade, colocaram em práctica uma acção em prol do que o “camarada Mário” dizia. Através de um lanche solidário e inclusivo organizado pelo cidadão-jornalista José Vieira Machado, os participantes rumaram às instalações da APPDA-Norte, que se uniu à APPACDM-Gaia e à CERCIGAIA, e passaram uma tarde com utentes portadores de deficiência mental e autismo. Além do convívio, a intenção do lanche passou por uma contribuição individual de cada participante do VOZES DE GAIA que, com a soma total dos valores, foi dividida em partes iguais e doada a cada uma das instituições.

O VOZES DE GAIA é um projecto que passa por informar e contribuir com várias competências técnicas para a literacia mediática. Contudo, o cerne do projecto é contribuir para que todos os que nele participam possam ser cidadãos mais envolvidos na comunidade, se sensibilizem, dêem pequenos passos para mudar o que está ao redor, porque só assim é que a mudança se poderá espalhar pelo resto do mundo. 

Bem-hajas, camarada Mário! Continuaremos a usar a voz!