Por Amadeu Iglesias (texto e fotos)

A exposição de desenhos e caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso vai estar aberta ao público até ao próximo dia 17 de Julho, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia.

O município de Gaia, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso de Amarante e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian juntaram-se para ajudar os visitantes a perceber o trajecto do pintor tão incompreendido em Portugal, mas que é um marco da pintura Modernista na Europa. A curadoria da exposição está a cargo de Catarina Alfaro, numa visita à obra do pintor e à sua biografia.

Os trabalhos estão divididos entre um núcleo de desenhos, no qual estão incluídos alguns originais do catálogo “XX Dessins” – patente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo. A Sala Branca é dedicada à biografia e à actividade de caricaturista. Na Sala Negra, será projectado o documentário “Amadeo de Souza-Cardoso – Le Dernier secret de l’art moderne”, de Christophe Fonseca.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia traz, assim, ao grande público mais um nome da pintura para juntar a outros, nomeadamente, Paula Rego e Vieira da Silva, entretanto já expostos. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; aos sábados, domingos e feriados das 09h00 às 12h30. A entrada é gratuita.