Por Ronaldo Neves

Caro Irmão,

Tenho certeza de que estás bem. Infelizmente, não pude estar contigo pessoalmente neste momento. Na verdade, estamos perto da mente e do coração, mas longe do abraço. Quero dizer que sempre foste um lutador e agora vais para o merecido descanso. Lembro que começaste a batalhar aos 14 anos e não paraste até há pouco. Foram as mais variadas lutas e contraposições, de que não vale a pena falar, mais sim lembrá-las; estiveste presente como irmão, amigo, companheiro, confidente e ainda como pai nos teus tenros anos. Foste companheiro da mãe e abdicaste de muito em prol dos outros e dos filhos, que não sabem ou podem perceber o que fizeste com as opções que tomaste e o preço que pagaste.

Esperava que conseguíssemos cumprir o pacto que fizemos lá em Santiago. Mas esta foi a promessa que não conseguimos cumprir. Uma força maior precisa de ti, foste ao encontro Dele, da mãe, do pai, e dos vários que fizeram parte da tua vida.

Deixaste um legado de abnegação e compromisso, honra e integridade, exemplo de atitude e cumprimento da palavra dada. Pena que alguns próximos não saibam ou possam entender o que fizeste e o que representou a nível de sentimentos e sofrimentos.

Orgulho de ter podido ser teu irmão e parceiro, agradeço a Ele ter-me presenteado com você na minha vida.

Esta foto é o pôr do sol que disse a você ser um dos mais lindos que vi e que estiveste comigo a vê-lo há anos. Esta foto foi tirada na tarde que foste para o hospital, inicialmente o objetivo era fotografar e falar sobre ela na formação que estou frequentando sobre Jornalismo, mas passei a vê-la como a tua foto de entardecer e que, depois de chegar a noite, volta sempre o amanhecer.

Feliz novo amanhecer, estás com certeza bem, pois se há algo de bom além da vida é aí que vais ficar até voltares como um anjo, se eles existirem, pois sei que se existem tu serás um deles.

Que a força esteja com os que tiveram a oportunidade de te conhecer, pois com certeza farás falta, nem que seja pelo resmungar.

Forte abraço,

Ronaldo

(Que esta mensagem sirva de alento para todas as famílias que perderam um ente querido e que possa aplacar a dor da ausência. Os sentimentos (saudade) trazem as lembranças, como que num baloiço, ora mais fortes, ora mais fracas, mais intensas ou mais amenas, mas elas estão na mente, na caixinha da tua vida e lá vão permanecer.)