Por Conceição Dias

A Capela do Senhor da Pedra, é uma raridade, única na Península Ibérica. Fica situada na praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares no Concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. O local foi eleito a décima praia mais bonita da Europa, pelo “European Best Destinations”.

Construída em 1686, sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um altar-mor. Repleta de simbolismo é um local de culto e de peregrinação, dizem os locais que a capela tanto pertence ao mar como à terra. Actualmente, é visitada por centenas de pessoas, atraídas pela sua magia, pois é a única igreja de costas virada para o mar.

Foto: Conceição Dias

Reza a lenda que, quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro, conhecido por arraial, era frequente aparecer sobre os rochedos junto ao mar uma certa luz. Por esse motivo, desistiram da construção da ermida e resolveram construir a capela no sítio onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar.

O extenso areal, a capela junto ao mar, os passadiços e a ciclovia para quem gosta de passear, sentir o ar da maresia, fazem da praia de Miramar uma das mais bonitas da Europa. Assim o dizem publicações internacionais, assim o garantem os gaienses.