iNstantes, mais do que um marco cultural de Avintes

0
266

Exposições fotográficas de artistas portugueses, brasileiros, italianos e arménios patentes até ao final de Outubro, na Casa da Cultura de Avintes

Por Fernanda Maia

Estão já abertas as portas dos Encontros da Imagem 2021, organizado pela iNstantes – Associação Cultural, patente na Casa da Cultura de Avintes, até dia 30 deste mês de Outubro. No total, são seis exposições de trabalhos de artistas portugueses, brasileiros, italianos e arménios, que podem ser visitadas de forma gratuita diariamente, entre as 10h00 e as 18h00.

Estas exposições são uma espécie de momento preparatório do que vai acontecer em 29 de Abril e 29 de Maio do próximo ano: a nona edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, cujo concurso a nível nacional está aberto a candidaturas, sob o tema “A importância da floresta”. Serão, então, escolhidos 10 autores portugueses, com duas fotos cada, mais outra dezena de fotógrafos finlandeses – a mostra será apresentada na Finlândia.

No que diz respeito às exposições, abrangem seis temas: “O rugido e a canção”, do italiano Carmelo Nicosia; “Kingdom of Girls”, da alemã Katerin Klüpper; “Retratos Tribais”, do brasileiro Fábio Elias (no Café Galipan); “Felicidade”, de Isabel Silva (na Junta de Freguesia de Avintes); “Under Skin”, de Clara de Azevedo (na Junta de Freguesia de Avintes); e “In search of identity”, da arménia Armineh Hovanesian (na Quinta da Agraceira).

A origem do festival

A realização de um festival de fotografia em Avintes era uma ideia que António Pereira Lopes construía há algum tempo. Era um desafio, pois esta freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia não tinha tradição, nem espaços adequados, para exposições. Deu-lhe um nome… iNstantes.

A história deste festival começa a ser contada em Novembro de 2012, através de uma parceria com os espanhóis do “Outono Fotográfico”, evento que decorreu nas instalações dos Plebeus Avintenses. Dois anos depois, o festival arrancou oficialmente, com 18 exposições espalhadas por diversos espaços da freguesia. Destaque para os trabalhos de Gaspar de Jesus (Portugal), Ana Robles (Argentina) e Taslima Akhter (Bangladesh), que tinha acabado de obter um terceiro lugar no World Press Photo, o mais conceituado concurso mundial de fotojornalismo.

De acordo com Pereira Lopes, presidente da direcção da iNstantes – Associação Cultural, a razão para avançar com um festival teve como base “mostrar que numa pequena localidade como Avintes é possível realizar algo de interessante no plano cultural e concretamente na área da fotografia”. “O festival entende a fotografia como um agente de mudança e reflexão, um olhar atento à diversidade, ao género e aos direitos humanos, articulando parcerias com outras organizações. Sem esquecer a música, a dança, o teatro e outras artes como complemento à arte fotográfica e que trazem até ela outros públicos”, acrescenta.

O mundo está em Avintes

Sempre com um crescimento de forma sustentada, o iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes é hoje um dos mais relevantes eventos de exposição fotográfica de Portugal. Ao longo das oito edições já realizadas, o evento acolheu fotógrafos de países tão diversos como Portugal, Espanha, Brasil, Marrocos, Índia, Itália, Roménia, Equador, Venezuela, Haiti, Macau, Grécia, Indonésia, Croácia, Japão, México, Iraque, Colômbia…

Por lá, já passaram nomes como António Homem-Cardoso, fotógrafo da Casa Real Portuguesa, Mário Cruz, vencedor do World Press Photo, Alfredo Cunha, fotógrafo oficial dos Presidentes da República Mário Soares e Ramalho Eanes, ou Adriano Miranda, fotojornalista do PÚBLICO. Houve, também, lugar para residências artísticas, que resultaram em vários trabalhos focalizados nas tradições e património locais, como foi o caso da produção feita pelo colombiano Ariel Arango sobre a “Broa nossa de cada dia”.

O festival tem vindo a expandir-se por vários locais, como já foram os casos de Vila do Conde, S. Miguel, Porto. Para o próximo ano, a extensão do festival deverá chegar à Finlândia, país convidado da nona edição.