16.4 C
Gaia
Wednesday, April 24, 2024

Comprar agora

Há luz verde para a travessia fluvial entre Gaia e Porto

A travessia entre a Afurada e o Cais do Ouro parece ter luz verde para avançar. Mas sem datas para concurso ou caderno de encargos. O presidente da Câmara de Gaia argumenta que, “às vezes, basta uma questão jurídica para atrasar”.

Por Redacção

“As câmaras do Porto e Gaia têm neste momento luz verde da tutela para lançarem um procedimento para ter a travessia” entre a Afurada [Vila Nova de Gaia] e o Cais do Ouro [Porto]. Quem o garante é Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, citado pela Agência Lusa. As duas autarquias estão, “neste momento, com o assunto em mãos”. Quer isto dizer que não haverá mais entraves ao avanço da construção da nova ponte entre Porto e Gaia.

Porém, o autarca não avança com datas concretas para o lançamento de um eventual concurso ou caderno de encargos. Eduardo Vítor Rodrigues disse que “as datas são sempre perigosas porque, às vezes, basta uma questão jurídica para atrasar”. Apontou, porém, para este mês de Março a meta para ter elaborado “um caderno de encargos simples” e “muito adiantado” para lançar.

Eduardo Vítor Rodrigues acredita que, “com o entendimento” entre as duas autarquias das margens norte e sul do rio Douro, poder-se-á “resolver o assunto rapidamente”.

O autarca confirmou ainda que o atual cais na Afurada, e sob gestão da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), foi removido “para ser substituído por um novo”.

No dia 10 de janeiro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tinha dito que estaria disponível para dialogar com o seu homólogo gaiense acerca de uma “avaliação técnica” à travessia fluvial entre o cais do Ouro e a Afurada.

Rui Moreira disse então que a retoma da ligação “valeria a pena ser estudada” pela STCP Serviços. No mesmo dia, Eduardo Vítor Rodrigues afirmava que o Ministério das Infraestruturas poderia fazer uma delegação excepcional de competências para estes dois municípios a fim de poderem assumir a travessia.

Concurso para autocarro anfíbio a 21 de Março

Eduardo Vítor Rodrigues disse à Lusa que o concurso público para o transporte em autocarro anfíbio entre Crestuma e o Cais de Gaia estará em condições de ser relançado “na terceira segunda-feira de Março”, ou seja, dia 21.

A Câmara de Gaia pediu em tribunal uma indemnização à empresa Morning Interactive Unipessoal, que ganhou o primeiro concurso para operar o autocarro anfíbio, cujo contrato caducou por “falta de entrega de documentação”.

Em causa está um meio de transporte novo a circular no rio Douro que consiste num autocarro/barco que fará o rebatimento a outros meios de transporte e será incluído na rede “Andante”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redes sociais

374FãsGostar
21SeguidoresSeguir
- Advertisement -