20.1 C
Gaia
Thursday, March 28, 2024

Comprar agora

Rui Jorge é nome de Centro de Formação Desportiva

Centro de Formação Desportiva Rui Jorge. Assim está baptizado novo espaço desportivo em Oliveira do Douro, aberto aos jovens do Centro Desportivo Municipal, desporto adaptado, futebol feminino e de formação.

Por Jorge Santos

Rui Jorge é um nome familiar para muitos portugueses, mais ainda para os gaienses. Nascido em Vilar de Andorinho, há 48 anos, tornou-se conhecido como futebolista do FC Porto, Sporting ou Belenenses, com inúmeros troféus conquistados, e pelo trajecto nas várias selecções nacionais. Agora, no lugar do antigo Campo de Santiago, em Oliveira do Douro, nasceu o Centro de Formação Desportiva Rui Jorge. O novo campo sintético, inaugurado no passado dia 12, vai acolher os jovens do Centro Desportivo Municipal, desporto adaptado, futebol feminino e de formação.

Palco dos jogos do CF Oliveira do Douro durante cerca de 70 anos, o agora Centro de Formação Rui Jorge é uma homenagem da Câmara de Gaia a um desportista que nunca cortou os laços com a sua terra natal.

“O meu avô, o meu pai, os meus primos, todos jogaram aqui no Oliveira do Douro. Eu não, porque comecei muito cedo no FC Porto. Mas, até mudar de clube, vivi sempre aqui ao lado, em Vilar de Andorinho. Estudei na Escola Soares dos Reis e na António Sérgio e continuo a ter casa em Gaia”, disse Rui Jorge, no momento da inauguração do recinto.

O ex-internacional ficou emocionado com o convite e agradeceu a homenagem. “Tenho orgulho em estar aqui, na minha cidade, e feliz por verem em mim um exemplo para jovens futebolistas”, referiu.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, recordou que, depois do CF Oliveira do Douro abandonar o recinto, chegou a estar em cima da mesa a possibilidade de ali serem construídos blocos de apartamentos. Com a permissão do Plano Director Municipal. Mas, o autarca garante não ser esse o caminho. “Queremos criar condições para que a juventude do concelho pratique desporto. Por isso, a Câmara comprou o terreno. A partir de agora, ficamos com uma infraestrutura desportiva digna, inclusiva, para os jovens de Vila Nova de Gaia”, declarou.

O novo campo sintético é multiusos, permitindo o treino a diversos grupos em simultâneo; está equipado com duas largas bancadas; possui, ainda, uma sala de espera para pais e acompanhantes.

De salientar o início dos trabalhos da Escola de Formação Municipal de Futebol, que visa permitir a todos os jovens a prática do seu desporto favorito. Um espaço essencial na zona central da cidade que, durante muito tempo, viveu com sérias dificuldades na gestão dos treinos das camadas jovens dos clubes aí sediados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redes sociais

374FãsGostar
21SeguidoresSeguir
- Advertisement -