9 C
Gaia
Friday, April 19, 2024

Comprar agora

O dia-a-dia dos bombeiros em imagens

Participantes do Vozes de Gaia foram conhecer o quartel dos Voluntários dos Carvalhos

Por Redacção

Conhecer na primeira pessoa a realidade de um quartel de bombeiros e transformar essa experiência numa fotogaleria. Foi este o desafio lançado aos participantes do Vozes de Gaia, que esta terça-feira visitaram as instalações dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos e puderam percorrer os bastidores desta instituição, fundada a 17 de Abril de 1911, então sob a designação de Bombeiros Voluntários Carvalhenses.

Sob a supervisão da Adjunta do Comando Diana Coelho, a “reportagem” começou na sala da central telefónica, onde chegam todas as informações sobre emergências. Feita a triagem da urgência, a informação é transmitida via altifalante ao quartel e é então que os meios adequados são accionados.

A visita continuou pela sala dos equipamentos (de combate a incêndios urbanos e rurais, para operar em situações de cheia…), pelas camaratas, balneários, refeitório, sala do comandante da corporação e demais espaços destinados ao planeamento e análise das acções desenvolvidas diariamente pelos Bombeiros dos Carvalhos.

A demonstração ficou completa com a simulação de uma saída de emergência, com o protagonismo do momento entregue a uma viatura de combate a fogos e uma ambulância. Como se tratava de um dia normal na corporação, houve mesmo a saída real de uma das ambulâncias…

“Quem está nesta profissão, está por amor”, resumiu Diana Coelho, no final de um dia em que os “jornalistas” do Vozes de Gaia ganharam uma nova consciência acerca da paixão que move os bombeiros para o serviço ao público. O lema “Vida por Vida” é levado à letra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redes sociais

374FãsGostar
21SeguidoresSeguir
- Advertisement -