O tabuleiro inferior da Ponte Luiz I vai ficar encerrado ao trânsito automóvel durante um ano. Foto: Nelson Garrido/PÚBLICO

Via estará fechada ao trânsito a partir de 14 de Outubro para trabalhos de reabilitação. Peões podem passar através de plataformas montadas para o efeito.

Por Redacção

O trânsito no tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, que liga Porto e Vila Nova de Gaia, vai encerrar a partir de 14 de Outubro e durante cerca de um ano para trabalhos de reabilitação.

Em comunicado enviado à Lusa, a Infra-estruturas de Portugal (IP) referiu que, para minimizar os impactos desta intervenção, será permitida a passagem de peões em situação condicionada, através de plataformas montadas para o efeito.

A empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior desta travessia sobre o rio Douro, com um investimento de 3,3 milhões de euros, visa reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos e outras que venham a ser identificadas no decorrer das obras.

Além disso, é ainda necessário fazer a substituição pontual de rebites e das juntas de dilatação, a rectificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afectados.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, acredita que “a concretização desta empreitada reveste-se de enorme importância. O tabuleiro inferior da Ponte Luiz I necessita urgentemente destas obras, para bem dos milhares de pessoas que, a pé, de automóvel ou de autocarro, diariamente o atravessam”.

“Esta intervenção, aliás, assume-se como fundamental não só pela melhoria das condições de atravessamento e de segurança para todos, mas também por se tratar de uma obra de arte que devemos todos acarinhar e cuidar, sempre. Sabemos que as obras, como sempre acontece, irão causar transtornos e incómodos, mas só assim se conseguirá, finalmente, voltar a ter o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I nas melhores condições”, disse o edil, em declarações ao portal oficial da autarquia.

A IP realçou que se prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro.

O projecto vai conferir à ponte, e em particular ao tabuleiro inferior, uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias actuais, permitindo eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos até 60 toneladas.

“A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro”, acrescentou a IP em comunicado.

A Ponte Luiz I é uma ponte metálica com dois tabuleiros, construída entre 1881 e 1886, que liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.