Na escola também se aprende a andar de bicicleta

0
171
Foto: PÚBLICO/ARQUIVO

Por Redacção

Ensinar e incentivar os jovens do sexto ano de escolaridade a andar de bicicleta, é o objectivo do BICIGAIA – Uma Cidade em Movimento.
O projecto apresentado à Câmara Municipal de Gaia foi desenvolvido no âmbito da celebração da Semana Europeia
da Mobilidade.

Em Agosto último, e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo avançou a intenção de direccionar três milhões de euros para tornar o ciclismo uma das apostas do programa Desporto Escolar. Com início no ano passado, em modo piloto, em 31 agrupamentos escolares, a proposta está a ser alargada a todas as escolas do 2º ciclo.

Em Vila Nova de Gaia, a iniciativa BICIGAIA está em fase de desenvolvimento nas escolas do concelho mas já conta com uma forte adesão. “Este projeto está a superar todas a expetativas e a adesão dos jovens é enorme. Está a ser implementado em todos os estabelecimentos escolares que têm alunos a frequentar o sexto ano. Tivemos a colaboração dos diretores de turma que nos ajudaram a adaptar e a aceitar os horários”, declarações do vereador José Valentim Miranda ao Jornal Mundo Atual.

Concretamente, os alunos recebem, diariamente, uma equipa de formadores. Numa espécie de estrada (previamente desenhada pelos formadores), os alunos são ensinados a andarem de bicicleta e são lhes explicadas as regras do código da estrada.

A Câmara de Gaia tem como objectivo futuro adaptar o BICIGAIA às aulas de ginásio.