Por António Magalhães

A serra de Negrelos é, para muitos, conhecida como serra de Canelas e estende-se pelas freguesias de Canelas, Pedroso e Perosinho, no concelho de Vila Nova de Gaia (o terceiro mais populoso do país, com mais de 300 mil habitantes).

Com uma área de 2.074.051 metros quadrados e uma altitude de 243 metros, esta serra é tida como o pulmão do concelho, sendo possível observar, a partir dali, parte da orla marítima gaiense.

A sua flora é constituída sobretudo por pinheiros, eucaliptos e acácias, bem como por castanheiros, sobreiros, carvalhos-alvarinho e alguns maciços de silvas. Na vegetação mais rasteira, podem encontrar-se a erva azeda, bule-bule, o cardo-leiteiro, dedaleira, urze, tojo, giesta, dente-de-leão, etc.

No seu seio podemos encontrar uma fauna diversificada pela convivência entre esquilos, doninhas, coelhos, raposas, gaviões, águia-de-asa-redonda, coruja-do-mato, coruja-das-torres, peto-verde, pica-pau-malhado grande, noitibós, garça-real, entre outros.

A serra de Negrelos dispõe ainda de vários trilhos para a prática do BTT e é também um excelente espaço para passeios pedonais, identificados por fitas coloridas para os diferentes caminhos. Foi recentemente enriquecida com um baloiço paisagístico para usufruto das crianças (e dos adultos…).