Surfar as ondas da felicidade e da amizade, em Canidelo

0
478

Escola de surf trabalha com crianças de todas as idades e tem uma forte componente pedagógica, de desportos ao ar livre e contacto com a Natureza

Por Susana Castro

O Vozes de Gaia foi conhecer Bernardo Paiva, que vive e trabalha na freguesia de Canidelo, Vila Nova de Gaia, há quase 30 anos. Grande adepto de desportos, praticou basquetebol, ténis, golfe (foi selecionado para os Jogos Olímpicos de Pequim) e surf. Estudou violino no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Espinho, é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto, mas foi no surf que encontrou o seu projecto de vida. Pôs mãos à obra e realizou um sonho: abriu a própria escola, a “Pura Vida Surfingschool”.

Porquê uma escola de surf em Vila Nova de Gaia?
As praias são excelentes e as pessoas podem praticar surf e ficar alojadas no local, porque associada à escola há um surfcamp. Além disso, é um lugar central e com acessibilidades para quando temos de fazer deslocações às praias do Sul ou do Norte do Grande Porto… temos sempre de procurar as boas ondas.

Foto: DR

Qual o público-alvo?
Qualquer pessoa pode começar a praticar surf, não há limite de idade. No entanto, a maior procura é por parte de crianças entre os seis e os 16 anos. Há, também, dos 18 aos 40 e já tive alunos de 50, 60. Desde que gostem estão sempre em boa idade.

Que impacto pretende ter na sociedade local?
Há neste projecto uma vertente pedagógica: aumentar a prática de desportos ao ar livre e em contacto com a Natureza. O surf, além de desporto, é uma experiência de felicidade e de amizade, em que se combate a solidão e a falta de integração social. Aprender a respeitar a Natureza e o que ela nos dá.

Trabalha com pessoas com necessidades especiais?
Já integrei projectos com pessoas com deficiência. Neste momento, na escola, que é recente, ainda não, porque exige muitos apoios e muitas logísticas, mas está dentro dos projectos, assim consiga apoios.

Colabora com entidades em regime de voluntariado?
Sim, colaboramos com a Associação “Movimento Transformer”. Damos aulas para crianças, algumas institucionalizadas e com grande insucesso escolar e com problemas de integração na sociedade.

Foto: DR

O que tem planeado para esta temporada de Verão?
Tenho muitos projectos! Mas tudo a seu tempo… Este Verão, realizaremos mais um Campo de Férias para crianças entre os seis e os 16 anos. Vamos ter actividades como surf, skate, agricultura biológica, exercícios funcionais, jogos tradicionais ou nutrição para crianças. Vamos começar com as aulas de yôga para todas as idades. E iremos fazer uma surf trip de Verão, que no ano passado foi na Ericeira. Agora, estamos a organizar uma viagem a Hossegor, no Sul de França, e vamos ter um campeonato de surf nas praias de Vila Nova de Gaia.

O nome da escola tem algum significado especial?
O nome “Pura Vida” vem da Costa Rica. É uma expressão que os costa-riquenhos utilizam para tudo o que é bom, ou tudo o que agradecem que têm, sem stress, vida simples… então, o surf é pura vida, felicidade.