Pólo tecnológico gerará 15 mil empregos

0
124

Projecto vai nascer na Madalena e representa um investimento de mais de 1 000 milhões de euros

Foi baptizado de Gaia Infinity Hub e vai ser construído na zona da Madalena, num terreno de 21 hectares junto ao mar, que inclui o actual espaço do parque de campismo. Da responsabilidade do grupo brasileiro Gestão de Capital, representa um investimento de mais de 1 000 milhões de euros e será feito em duas fases. A primeira terminará dentro de seis anos e prevê a implantação de 166 000 metros quadrados de construção. Na segunda, o projecto candidatar-se-á ao estatuto de Projeto de Interesse Nacional, para construir até 250 000 metros quadrados, com valências diversas.

De acordo com a promotora brasileira, o Gaia Infinity Hub será “um gigantesco complexo com capacidade para uma população estudantil de cerca de 8 000 e de 1 500 professores no seu programa de atividades”. A intenção é criar 15 000 empregos directos, com equipamentos de ensino, empresas e inovação e tecnologia, hotel, área de retalho e serviços de gestão patrimonial da infraestrutura. O propósito é o de reunir “jovens talentos, instituições de ensino de renome e grandes empresas num único ‘hub’ para a expansão da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo”.

O projecto foi aprovado pela Câmara de Gaia em Janeiro último, condicionado à revisão do Plano Director Municipal. O presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacava ser este “o maior projeto de investimento para um campus tecnológico no Norte do país, que irá agregar o ensino superior a um parque tecnológico, tendo em vista a integração em grande escala da investigação da tecnologia, educação e empreendedorismo económico, num enquadramento ambientalmente sustentável”.